domingo, 24 de março de 2013

Definição de metas com base nos resultados gerenciais

 4,1 Estrutura gerencial de resultados
Estamos chegando ao último assunto do nosso primeiro módulo da cadeira de Administração Financeira I do curso de Administração. Esta é a primeira das quatro unidades que estudaremos. Nela conversaremos sobre a Estrutura Gerencial de Resultados.
Lembram do módulo anterior, quando estudamos sobre os fatores que influenciam o planejamento? Agora, vamos abordar como deveremos tomar determinadas decisões. Para isto, é necessário conhecermos, inicialmente, a estrutura gerencial de resultados da empresa.

Entender o que é a estrutura gerencial de resultados nos permitirá definir nossos objetivos afinados com a situação da empresa. Vamos fazer uma comparação, para ilustrar? É como um time de futebol quando está em completa sintonia, tanto todos os jogadores, como seu técnico. Um time está bem harmonizado quando aproveita todas as qualidades de cada elemento do conjunto (fatores internos – colaboradores) e ataca o time adversário em suas deficiências (fatores externos – concorrência).
O que vem å sua cabeça quando ouve a expressão: estrutura gerencial de resultados?
Ao final da unidade, todos os seus colegas e você estarão num mesmo nível de capacidade de discussão sobre o tema. Além de conhecer a estrutura de resultados da empresa, vocês poderão aplicar estes conhecimentos para estabelecer estratégias de definição de objetivos e também de critérios de desempenho de seus empreendimentos.























Está lembrando o que são as receitas de uma empresa? Esse elemento foi estudado nas primeiras unidades deste curso. Receitas são as vendas da empresa. Ou seja: o produto ou serviço acabado vezes o preço que vendemos.







Vamos elaborar a estrutura gerencial de resultados da empresa? De que forma você utilizaria essa ferramenta?
Se todos os empresários tivessem esse conhecimento, várias empresas que quebraram poderiam continuar existindo, não acha? E por que elas não quebrariam?
Exercício 4.1.1:
Depois de olhar algum tempo os termos e os conceitos, relacione os termos com o seu conceito correto.

Os cinco conceitos fundamentais de uma estrutura gerencial de resultados:
1. Receitas, como todos nós já sabemos, são as vendas da empresa.
2. Custos e/ou despesas variáveis totais são os gastos que variam de acordo com as vendas ou produção.
3. Custos e/ou despesas fixas são os gastos que ocorrem periodicamente e não variam com as vendas ou produção.
4. Margem de contribuição é a diferença entre receitas e custos variáveis.
5. Resultado operacional é a margem de contribuição menos os custos ou despesas fixas.


   
4.2 Análise e projeção de resultados

Saber analisar e projetar os resultados de sua empresa lhe trará muitas vantagens em relação àqueles concorrentes que não sabem o que isso significa. Além disso, vai colocá-lo em pé de igualdade com os que já fazem.
A análise e projeção dos resultados para empresa é semelhante a você conhecer a si mesmo e saber o que aconteceria se passasse por certas situações. Quanto maior o seu autoconhecimento, mais você pode prever as suas próprias reações, não é? Da mesma maneira, existem métodos para examinar e fazer a previsão de conjunturas em uma empresa, através da análise e projeção dos resultados.

A produção mensal é a quantidade de produtos finais fabricados por uma empresa. Quando está dito que 100% da capacidade produtiva foi utilizada, significa que todos os funcionários estão trabalhando, usando todos os recursos da empresa. E 5% de perdas, em média, é o mesmo que falar que de cada 100 doces fabricados, perdem-se 5 unidades.
Lembra-se do que quer dizer faturamento? É a quantidade de produtos vendidos vezes o preço de cada um deles. No faturamento, não abatemos qualquer custo ou despesa.
O que significa uma variação de vendas de 10 a 20%? Significa que o faturamento apresentado (R$ 20.000,00) pode ser de 2.000 (variação de 10%) a 4.000 (variação de 20%) maior ou menor, ou seja, pode ser qualquer valor entre: R$16.000,00 e R$24.000,00 a depender do mês considerado.
CUSTOS VARIÁVEIS
Os custos variáveis da Salgadinhos Doce Sabor eram os seguintes:
  • Impostos: 10% (Lembra do módulo 2 deste curso, Projetar Fluxo de Caixa, quando foi dito que esse percentual é apenas um exemplo? Pois é, para fazer os cálculos relacionados ao seu negócio, consulte seu contador sobre os impostos que sua empresa deve recolher)
  • Comissões de Vendas: 5%
  • Custo das matérias-primas: representava em média 35 a 40% do preço de venda do produto.
Você deve recordar o conceito de custos variáveis que tratamos na unidade passada (“Estrutura gerencial de resultados”) não é verdade?

Custos variáveis são aqueles gastos que variam com as vendas ou produção. Logo, todos estes valores variam com as vendas.
CUSTOS FIXOS:
Custos fixos são os gastos que não variam com as vendas, são fixos e necessários para permitir o funcionamento da empresa. Veja abaixo quais são os custos fixos da fábrica Salgadinhos Doce e Sabor.

Ao levantar esses dados, colocar todos eles no fluxo de caixa da fábrica, numa projeção para 12 meses.

   
FLUXO DE CAIXA



Depois de visualizar o fluxo de caixa vamos ver como preencher a estrutura gerencial de resultados

Tabela 2 – Estrutura Gerencial de Resultados

Estrutura Gerencial de Resultados

Contas
 R$ 
1. Faturamento
 R$     240.000,00
2. Custos Variáveis
 R$     127.800,00
Compras
 R$       91.800,00
Comissões
 R$       12.000,00
Impostos
 R$       24.000,00
3. Margem de Contribuição







Exercício:
Com o fluxo atual da fábrica Salgadinhos Doce Sabor elabore os dois planejamentos:
  1. Neste, você deve considerar o aumento de 10% nas receitas e o investimento de R$ 30.000,00
  2. Neste, você deve considerar a diminuição de 10% nos custos fixos atuais.
Para  auxiliar nos seus cálculos, você deve imprimir os dois modelos de planilha a seguir. O primeiro, proposto, prevê o aumento das receitas. O segundo, proposto, prevê a diminuição dos custos fixos da empresa. Imprima-os e complete com os dados apropriados.
  • Visualizar e imprimir o modelo um.
  • Visualizar e imprimir o modelo dois.
Preencheu sua planilha? Agora confira os resultados.
  • Visualize o gabarito do primeiro planejamento.
  • Visualize o gabarito do segundo planejamento.

PROVA DE VERIFICAÇÂO DE APRENDIZADO:
Na próxima aula vamos ter a nossa prova de verificação de aprendizado e o conteúdo vai ser: projetar o fluxo de caixa e a estrutura gerencial de resultados de sua empresa, para isso, utilizaremos o modelo de fluxo de caixa e da estrutura gerencial de resultados fornecido.


4.3 Análise de sensibilidade

Vamos entender o que é a análise de sensibilidade e como isto vai contribuir para melhorar a situação de sua empresa
Compreender o que é uma análise de sensibilidade e saber usá-la a favor de nossa empresa, aumenta muito nossa capacidade de gestão, dando-nos segurança e percepção na hora de decidir.
Porém, as pesquisas de falência de empresas em algumas capitais do Brasil, apontam a falta de conhecimento de administração financeira pelos seus donos como o principal motivo de seu fechamento. Se os proprietários destas empresas tivessem usado essas ferramentas gerenciais que estamos vendo nesse curso, tantos empreendimentos não teriam quebrado.
O que você entende por análise de sensibilidade?
Bem, se separássemos as palavras, análise e sensibilidade, como você definiria cada uma?

Análise é um estudo minucioso, detalhado. É a distinção e separação das partes de um todo, até chegar aos seus princípios, elementos, etc.
Mas, e sensibilidade? O que seria a sensibilidade em sua empresa? Uma dica, que pode ajudar você a entender isso, é que sensibilidade está relacionada a projeção dos resultados.
Lembra que projetaram seus  num fluxo projetando um aumento de 10% nas receitas e outro, projetando a diminuição de seus custos.
Colocando as projeções financeiras uma ao lado da outra para tomar uma decisão. Esse procedimento é exatamente a análise de sensibilidade. Simples, não? Nem tanto, pois a diferença do resultado das duas é pequena.
Veja, a seguir, as duas tabelas da estrutura gerencial de resultados, lado a lado:


Assim, podemos perceber que a análise de sensibilidade está diretamente relacionada com as projeções. E a sensibilidade é forma como a empresa se apresentará, se forem feitas certas mudanças em sua estrutura gerencial de resultados, ou, genericamente, nas entradas e saídas de recursos.
Pois bem, depois de ver a estrutura gerencial de resultados vamos colocar aqueles dados em uma só tabela. No quadro que veremos, está representada a análise de sensibilidade, na prática. O que se faz é comparar duas projeções com a situação atual, verificando os resultados disso para a empresa.
Ao final, fica bem evidenciada  a opção mais vantajosa. Há, também, uma terceira opção, que é a de aliar as propostas: aumentar a receita e também diminuir os custos fixos.  Veja como fica tudo isso, na tabela abaixo:



Depois de ter entendido como este conceito funciona, na prática, afinal, qual o conceito de análise de sensibilidade? É uma simulação que se faz com base nos resultados obtidos na estrutura gerencial de resultados, projetando-se aumentos na receita ou redução nos custos, a fim de obter melhores resultados líquidos, ou seja, lucro.
No caso o aumento das vendas e uma redução dos custos fixos. Para ver qual a melhor opção, utilizamos os dados atuais de sua empresa e substituem a receita total e o valor dos custos fixos. Fazemos isso para verificar quais seriam as variações no seu resultado operacional, ou seja, o lucro ou o prejuízo que resultaria. Neste caso, há lucro nas duas opções.

Podem-se simular diferentes situações como, por exemplo, a reversão de resultados negativos, ou seja, prejuízos. Pode-se também simular o incremento de resultados, ou seja, aumento dos lucros, conforme a capacidade de absorção do mercado.
O que isso quer dizer? Quer um exemplo? Podemos saber quanto precisaríamos vender para termos um resultado operacional de R$ 50.000,00 por mês. Para isso, basta manter todos os valores atuais e acrescentar, apenas no campo do faturamento, o adicional para chegarmos a R$ 50.000,00. A análise de sensibilidade também pode ser definida como uma simulação de novos resultados, com base em hipóteses de aumento de receitas ou redução de custos, a partir de uma apuração de resultados.

EPÍLOGO




“O silêncio é a oração dos sábios. Sem a oração do silêncio é impossível
pensar antes dereagir. Sem pensar antes de reagir é impossível não
cometer erros crassos.”

Boa noite e até a próxima aula, espero por voces.
Que DEUS nos abençoe a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário